Formulario de Busca

      

 

 

Inscrições abertas para o Programa Cátedra CAPES/Universidade de Harvard nos EUA

Programa Cátedra Harvard 

Bolsa individual

Objetivo:

O Programa Cátedra CAPES/Universidade de Harvard nos EUA, por meio da concessão de bolsa na Universidade de Harvard a notável pesquisador e professor sênior do Brasil especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, tem por objetivos:

Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros;

Aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da Instituição Anfitriã;

Contribuir para a mobilidade de professores e pesquisadores entre a Instituição Anfitriã e as instituições de ensino superior brasileiras; e

Aumentar o conhecimento na Instituição Anfitriã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, especialistas nas áreas de conhecimento prioritárias do Programa.

 

Modalidade de bolsa e benefícios

Modalidade:

Cátedra

Benefícios custeados pela CAPES:

Estipêndio mensal (Mensalidade)

Auxílio deslocamento

Auxílio seguro-saúde

 

Benefícios custeados pela instituição anfitriã:

Estipêndio único no valor de US$ 8.000,00 (oito mil dólares americanos), custeado pelo Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard, desde que o professor visitante permaneça em Harvard por, no mínimo, quatro meses. Esse montante é para cobrir o auxílio instalação e poderá ser utilizado com despesas relacionadas à pesquisa ou com despesas pessoais, tais como alojamento, a critério do professor visitante;

Acesso às instalações e serviços da Universidade normalmente fornecidos a acadêmicos visitantes, como espaço de escritório e conexão à internet, laboratórios e equipamentos apropriados, bibliotecas, e qualquer outra cortesia ou comodidade normalmente fornecida à comunidade acadêmica.

Duração: uma bolsa com duração de no mínimo 3 (três) meses até 12 (doze) meses, ou 2 (duas) bolsas com duração de 6 (seis) meses cada.

 

Inscrição:

As inscrições serão gratuitas e efetuadas exclusivamente via internet, até às 17h00 da data limite para envio de candidaturas, conforme cronograma deste Edital.

As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se à Capes o direito de excluí-lo da seleção ou do Programa se a documentação requerida for apresentada com dados parciais, incorretos ou inconsistentes em qualquer fase, ou ainda fora dos prazos determinados, bem como se constatado posteriormente serem aquelas informações inverídicas.

É vedada a inscrição de pesquisadores que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (cátedra no exterior) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido.

É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual cátedra concedida.

 

Calendário:

Período  - Atividade prevista:

Até 30 de junho de 2017 - Envio das candidaturas

Até janeiro de 2018 - Análises, priorização das candidaturas, divulgação do resultado preliminar e envio da lista de candidatos à Harvard

Até abril de 2018 - Divulgação do resultado final (após recursos)

A partir de setembro de 2018 - Início das atividades na Universidade de Harvard

 

Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/catedra-capes-harvard

Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação Social da CAPES